Skip to content

Kehinde Wiley e o Brasil

06/04/2009

Gente, é bem difícil eu ver uma obra de arte atual é ficar realmente passada…não entendo nada do assunto mas gosto de ver o que anda sendo feito por aí. Pois desde a semana passada encontrei o que já posso chamar de meu artista favorito…anotem esse nome, por favor: KEHINDE WILEY.

w22

Nascido na Califórnia, Kehinde Wiley vive hoje em Nova York e se tornou famoso retratando meninos humildes de periferia como se fossem figuras nobres, aspecto caracterizado não só pela postura dos retratados mas  pelo fundo em estampas clássicas e orgânicas, fazendo um contraste incrível de estilos entre a imagem street  e hip-hop dos meninos e o fundo clássico com influência barroca e renascentista. GENIAL. Tudo começou numa viagem feita nos tempos de faculdade a Lagos, na África, onde  ficou marcado pela imagem dos meninos pobres em roupas de rappers -um forma de mostrar poder. Quando voltou de viagem logo pensou em retratar aqueles meninos misturando arte contemporânea e clássica.

 w7w6

 Mas eu quis especialmente fazer um post sobre o K.W porque em  sua mais nova exposição ele retrata meninos de favelas do Rio de Janeiro por meio de um projeto chamado The World Stage, onde ele viaja o mundo e retrata meninos humildes…as edições anteriores foram feitas na África(vários países) e na China. Vcs acreditam que a 1a vez que eu li sobre esse projeto de  retratar meninos pobres de favelas cariocas eu não gostei muito porque acho que os gringos ainda têm uma visão (super) errada do Brasil e um projeto falando sobre a favela só iria reforçar isso. Pra vcs terem ideia, ano passado, em uma viagem a Londres eu estava conversando com um comerciante, um imigrante de algum lugar do oriente Médio, nem lembro qual e quando eu disse que era do Brasil ele, super entusiasmado , perguntou se eu morava na Cidade de Deus e antes que eu pudesse falar que não, que o Brasil não era uma grande favela e tal ele desembestou a falar que era perigosíssimo, que ele tinha visto o filme e ficou apavorado etc…chega a ser engraçado mas é assim que muitos (ainda) veem o Brasil. Depois eu pensei melhor e me achei “A” ignorante porque Kehinde Wiley faz um trabalho tão bonito não só esteticamente falando mas conceitualmente também que nem procede dizer que isso contribuiria pra reforçar uma imagem negativa.

wiley_randersonw1

Analisando o seu trabalho, eu vi milhaaaaares de coisas legais. A primeira delas: o realismo das pinturas, parecem fotos!! Além disso, reparem nas (belíssimas) estampas do fundo…elas estão em segundo plano mas vejam que algum elementos da estampas “saltam” para o primeiro plano, parecendo até que ele fazem parte da estampa da roupa dos meninos. Além disso, a escolha da moldura clássica acrescenta mais um elemento especial e (e cheio de conceito) aos trabalhos.

 w5w101

Essa edição do The World Stage será exposta na Galeria Roberts e Tilton, que é a que representa o K.Wiley na Califórnia. A boa notícia que essa exposição virá pro Brasil em Junho, mais especificamente para o Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro.

w3

“Kehinde Wiley has gained recent acclaim for his heroic portraits which address the image and status of young African-American men in contemporary culture.”

O que isso significa? Em suas obras,Kehinde Wiley transforma meninos comuns  vindos de periferias do mundo em verdadeiros heróis, graças à imagem   que constrói para cada um deles em seus retratos.

w9w8

Pra quem quer saber mais do Kehinde Wiley…ele tem um perfil no MySpace, um site com todo seu trabalho(vale muito ver!!) , mais uma página no site da Roberts & Tilton Gallery. Aqui em baixo tem um vídeo bem bacana sobre o projeto The World Stage:

 The World Stage: Brazil
April 4 – May 30, 2009
Opening Reception Saturday, April 4th, 6 – 8pm

ROBERTS & TILTON GALLERY
5801 Washington Boulevard
Culver City, California 90232
T 323.549.0223
F 323.549.0224

5 Comentários leave one →
  1. Maure Briggs- Carrington permalink
    26/08/2009 10:24

    Fabulous ! Great job here ! LOVED the video too ! Just saw his work at The Brooklyn Art Museum ! Wow !!!!!

  2. 21/10/2009 3:43

    excelente post !!! muito informativo!!!

    parabéns

  3. fashiondeluxe permalink*
    21/10/2009 18:54

    Obrigada!!!!!Eu adorei fazer esse post!

  4. cleyton rj-brazil permalink
    22/06/2010 13:53

    hello
    como estás wiley estoi esperando por tu quero ablar com tu my telephono in rj-brazil (5521) 76024190 saudades de ty…

  5. 05/12/2010 1:42

    eu participei desse trabalho e achei otimo mais só que eu não recebi o meu livro eu só do Rio de janeiro(vidigal) eu só o garoto de camiseta vermelha segurando a placa gostari de saber se tem como voçês me enviarem o livro o brigado

Deixe uma resposta

